Fórum Nacional sobre Lixo Marinho
Os Fóruns Nacionais sobre Lixo Marinho visaram capacitar a sociedade europeia através de debates informativos. Os Fóruns, que decorreram em 12 países europeus durante os anos de 2014 e 2015, apresentaram os factos mais atualizados sobre o lixo marinho e proporcionaram um ambiente próprio para os participantes de cada país discutirem acerca do lixo marinho e o seu impacte. Sobretudo, proporcionaram uma oportunidade para que todos possam ter uma palavra a dizer sobre como podemos resolver esta questão ambiental, económica e social. Foram discutidas posições científicas, tecnológicas e sociais atuais referentes ao tema e cada evento nacional reuniu os atores relevantes para que possibilitar a abordagem dos problemas atuais sobre o lixo marinho.
Em Portugal, foram realizados três Fóruns sobre Lixo Marinho durante 2014. Dois regionais, na Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira e o Fórum Nacional em Lisboa.
O Fórum Regional dos Açores ocorreu no dia 31 de maio de 2014 na ilha do Faial, no Departamento de Oceanografia e Pescas, e contou com a presença de 25 participantes, envolvendo ainda por videoconferência 10 participantes da ilha Terceira.
Figura 1 - Fórum Regional dos Açores
O Fórum Regional da Madeira foi realizado no Funchal, na Sede da Reserva Natural do Garajau, no dia 3 de Outubro de 2014 e estiveram presentes 36 pessoas. Ambos os Fóruns Regionais foram facilitados por Lia Vasconcelos.
Figura 2 - Fórum Regional da Madeira
O Fórum Nacional sobre Lixo Marinho teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 24 de Outubro e teve como facilitador o jornalista José Vítor Malheiros. Presencialmente contámos com a participação de 57 pessoas, mas visando promover um envolvimento alargado do público, foi também prevista a participação online de grupos-satélite, via webcast, que tiveram a possibilidade de desenvolver as mesmas atividades que as realizadas presencialmente no Fórum - neste formato participaram 33 pessoas.
Figura 3 - Fórum Nacional sobre Lixo Marinho, realizado em Lisboa.
SETORES E ENTIDADES PRESENTES NOS FÓRUNS
Os Fóruns MARLISCO reuniram um leque alargado de instituições e entidades representativas dos mais diversos setores da sociedade, o que permitiu recolher contribuições de visões e opiniões diversificadas sobre os vários temas apresentados no debate.
Tabela 1- Setores e número de entidades presentes nos Fóruns MARLISCO
METODOLOGIA DOS FÓRUNS
OS Fóruns realizados em Portugal desenvolveram-se em duas fases:
1º Fase: Informação e esclarecimentos
Esta primeira fase teve como objetivo despoletar o diálogo e debate sobre temas referentes ao lixo marinho. Cada grupo foi convidado a responder às questões colocadas. Os grupos que participaram online responderam através de um chat criado propositadamente para a sua participação no fórum. A ideia não foi avaliar os conhecimentos dos participantes mas criar um espaço para o debate, criando desafios que estimulassem o interesse e envolvimento ativo dos participantes.
Figura 4- Exemplo de atividade realizada pelos participantes do Fórum
Após o desenvolvimento destas primeiras atividades foi apresentada a animação criada pelo projeto MARLISCO sobre a problemática do lixo marinho – FONTES E IMPACTES DO LIXO MARINHO (https://youtu.be/017bBeXhYz4).
A exibição deste vídeo foi o mote para o início do debate. Foi pedido aos participantes que contribuíssem com testemunhos no âmbito das suas áreas de trabalho de forma a elucidar os restantes participantes sobre as diversas questões colocadas.
2º Fase: Desenvolvimento de propostas
Nesta fase os participantes foram convidados a desenvolver, em grupos, uma proposta de ação concreta para solucionar/minimizar o problema do lixo marinho. Cada grupo definiu um título curto e ilustrativo da sua ação e descreveu sucintamente a ideia- chave da mesma. Após a apresentação das propostas de ação seguiu-se uma votação individual para definir as tendências das preferências dos participantes em relação às propostas, no que diz respeito à ação mais eficaz e à mais implementável para reduzir o lixo marinho.
Figura 6 - Proposta de soluções em grupo
O produto desta atividade – a listagem das medidas propostas – será adicionado aos resultados de outros 12 Fóruns Nacionais realizados nos países parceiros do projeto MARLISCO e enviado ao Governo e à Comissão Europeia.